domingo, 30 de agosto de 2009

Nem na minha cozinha.




Divertido pensar que quando a sociabilidade está indo para o brejo, as pessoas ainda têm um lugar dentro da sua casa onde os pensamentos podem ser discutidos. Onde? Caro leitor, aonde? Eu digo: na cozinha. É ali que os pensamentos da família sobre determinados assuntos são expostos, onde são apresentados conhecimentos sobre o mundo e onde ocorrem as melhores discussões.

Na sua cozinha tem televisão? Muitos leitores me responderão que sim, mas a televisão na cozinha é sempre diferente, a filha fala da roupa e do cabelo da atriz com a mãe, o filho comenta com o pai as últimas escalações da Seleção, ou vice-versa; enfim, a cozinha é um dos poucos espaços que ainda trazem o contexto social para dentro da casa.

Algumas expressões surgem com esses acontecimentos ocorridos dentro de casa, como aquela tia chata que adora se meter em tudo na vida das pessoas quando escuta algo na sua casa e se mete dizendo: ‘Mas isso nem lá na minha cozinha!’.

Alguém aí já teve algum problema para contar a família e esperou a hora do almoço, o intervalo entre o almoço e aquela gelatina com creme de leite que acaba ficando na geladeira depois que você conta? Ou quando todos esperam uma grande notícia que você trará, e sentam-se à mesa e ficam te olhando sem servir o almoço ou jantar até que você conte? Vá, leitor, algo assim já ocorreu com você, não?

Repare nos dias de festas na sua casa, sua mãe na cozinha preparando a comida, com suas primas mais velhas, enquanto sua avó reclama do tempero que elas não fizeram direito, o conhecimento que passam umas pessoas para outras na cozinha (nesse caso as mulheres, geralmente). A cozinha se tornou um dos poucos meios restantes de interação social, as notícias, as brigas, tudo se passa agora na cozinha. Lembremos que essa interação abrange especificamente a interação familiar.

As melhores discussões na cozinha são aquelas discussões políticas do seu pai com seus tios e avôs. Seu pai, encostado na pia, criticando do partido de direita enquanto seu tio defende o partido sentado numa cadeira, e seu avô reclama dos dois enquanto pega algo para beber na geladeira.

A cozinha já foi um lugar de receber visitas. Para o leitor que tem uma avó mais idosa, e vai visitá-la, geralmente é recebido na cozinha, para um café com biscoitos, sempre é servido de algo, questão de educação para a pessoa que está recebendo a visita. Mas, ultimamente, as cozinhas estão se tornando lugares mais plásticos, com todos seus novos designs e estruturas minimalistas, as pessoas passam a comer em suas salas de jantares ou salas com suas televisões 52” LCD escutando o jornal e mandando um ao outro fazer silêncio, Gostaria de hoje reivindicar a volta da cozinha como ela sempre foi, um ambiente de interação e aconchego,



Mas conte-me leitor, você lembra-se de alguma história da sua cozinha?

3 comentários:

P. Florindo disse...

Rubis, se mais pessoas lerem e comentarem este post, você poderá se surpreender pela falta de interação familiar.

Aqui em casa, por exemplo, não tivemos essa cultura da família reunida na mesa. Eu te explico. Houve um tempo em que morávamos em sete aqui (meus pais e seus cinco filhos) e como nessa casa é muito pequena (mais ou menos 50m²), uma mesa ocupa espaço demais. Logo, comíamos sobre almofadas sentados no sofá e nem sempre todos juntos e no mesmo horário.

Eu sempre faço minhas refeições aqui na mesa do PC e, antes disso, eu as fazia numa poltrona velha que tinha nos meus quartos anteriores. Ou seja, para mim, cozinha só na casa dos outros ou no mundo perfeito da Malhação.

Ah, quanto tempo eu não como mais uma gelatina. =/

Anônimo disse...

me reconheci totalmente nesse texto, rúbi. mas faz tempo que minha cozinha não é mais dessa maneira, digo todos os dias. cada um tem seu horário, etc.
é engraçado, pq às vezes me lembro dos almoços que fazíamos na casa da minha avó. e teu texto soube expressar tudo que sentia sobre esse tema. é lamentável ver que, sem querer, aos poucos esse local é esquecido.

CelasVic†oria disse...

Não sei se é pra minha sorte ou meu azar, mas geralmente em fins de semana, eu tenho momentos assim com minha familia... onde nos perguntamos o que fazer durante algum feriado proximo ou algo do tipo.

Adorei este blog, simples e criativo!

Um abraço!