quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Surpresas

Certa vez, numa discussão feia, uma pessoa afirmou (perguntou) para a outra: _Eu te conheço muito bem, sei do que você é capaz, como que você pode ter feito isso? Ao que a outra respondeu: _Só eu me conheço, só eu sei do que sou capaz e do que não sou, só eu que posso te dizer se fiz ou não.

Enfim, como sempre, esse tipo de ‘causo’ sempre tem um fundo no qual buscamos mostrar, explorar, exemplificar, algo nos textos, o de hoje é como conhecemos ou não as pessoas. Você conhece bem sua mãe, seu pai, seu irmão? E seu professor? Seu vizinho? Ou melhor, você conhece o seu melhor amigo bem o suficiente? Quanto você, leitor, conhece das pessoas?

Existem muitas pessoas que saem por esse mundo afora gritando que conhecem as pessoas, mesmo que as olhem já na primeira vez, todo mundo já conheceu alguém assim? Não? Estimado Leitor, deveras a realidade é diferente do que todos nós conhecemos, as pessoas nos surpreendem de diversas formas que não podemos nem imaginar, todos nós sabemos disso, é uma verdade universal.

Você um dia descobriu que seu amigo disse ou fez algo que você não aprovaria? Você se surpreendeu com uma atitude de seus pais? Você fez algo que não achasse possível de fazer? Surpreendemos-nos conosco também. Mas o mais interessante é que cada pessoa só pode conhecer melhor que as outras, a si mesmo. Não devemos testar ninguém, pois a reação pode ser imprevisível.

Conte, caro Leitor, você acha que conhece alguém o suficiente? Conhece casos de pessoas que se surpreenderam com alguém que achavam conhecer profundamente? Nossos dias passam e nos surpreendemos cada vez mais.

2 comentários:

P. Florindo disse...

Oi, Rubis

É impossível conhecer a si mesmo e as outros de forma plena. Nós conhecemos apenas o lado superficial da pessoa até ela tirar a sua máscara que protege a si do mundo e o mundo de si mesmas.

Eu conheço um Rubens, mas eu nunca vou saber se o Rubens que eu conheço é quem eu penso que é. Você conhece um Peterson mas será que o Peterson que você conhece é o Peterson em toda a sua plenitude?

Muitos de nós prefere esconder os nossos maiores defeitos. Aquelas babaquices que ficamos pensando sobre as pessoas quando olhamos fundo em seu olhos (como imaginá-las peladas, por exemplo) felizmente não saem da nossa cabeça pela nossa língua.

Então é isso. Temos que aprender a lidar com as surpresas que as pessoas podem nos causar e que podemos causar a nos mesmos.

P. Florindo disse...

PS: perdoe-me pelos erros de concordância. Eu não costumo revisar os meus comentários...