terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pílula Anti-misantrópica


Se há uma grande mentira é dizer que o ser humano é bicho sociável, que não vive sozinho, precisa de outros seres humanos para viver. Só se a necessidade principal for sentir-se o centro do universo.


Leitor, você tem características antropofóbicas? Quero dizer, tem alguma aversão a seres humanos ou a humanidade em geral? Acho complicado responder a esta pergunta, simplesmente porque temos aversão de tudo e todos até que nos conquistem, provem seu valor, não? Não. Muito afetados leitores dirão que ninguém é culpado até que se prove o contrário. Besteira. Todos sabem que, no fundo, é óbvio que desconfiaremos sempre do mordomo com o castiçal na biblioteca. Não digo que somos paranóicos, leitor, nós somos, todos somos, sem exceção. Desde a desconfiança da criatura que pergunta no meio da rua “Que horas são agora?” até a atendente novata da loja, que errou dois reais do seu troco (“tá me passando a perna, safada").

É, leitor, somos doidinhos, ou não? Só são doidos aqueles que estão internados nas clínicas psiquiátricas (no português “bem dizido” manicômios ou hospícios)? . Leitor, leitor, Ah! Leitor; pudera eu dizer as loucuras que cometemos todos os dias, algumas até perigosas para os outros, mas continuamos aqui, na nossa casa, com nossas coisas, achando que o mundo gira para que possamos apreciar o sol e a lua. O que você faz para “fugir”? “Relaxar”? “Curtir”? , Leitor. Pois bem dirás que grande parte das coisas que você faz, são feitas sozinhas. Até a saída para baladas, curtições, etc, são feitas sozinhas; você sai para SE divertir, não? Pois bem, leitor, discutirás ainda que somos todos bichos sociáveis, vamos cheirar rosas e admirar hortênsias, pensar em como podemos ajudar uns aos outros... Ah, contaremos outra história, diga.

De fato, estou exagerando, o leitor há de convir que sim, ou não? Leitor, Ah! Leitor... Nossos dias têm sido puxados, reconheço. Gostamos sempre de poder desfrutar dos prazeres individuais, e o mais simples, prazeroso, admirado pela humanidade, é o ato egoísta de dormir. Vamos dormir em conjunto? Um ajuda o outro a dormir, vamos dividir essa tarefa?

Tarefas, gostaríamos de dividi-las? Duvido, atualmente as pessoas têm empurrado as tarefas para que sejam feitas por outras pessoas, todos querem aproveitar a sua inteligência de ter alguém fazendo por si. Até mesmo nos relacionamentos! Incrível? Não. Os bichos homens estão delegando tarefas exclusivas, como dormir, para as outras pessoas, em seus relacionamentos. Namorados que deixam o amor somente por conta da sua menina; como há de se amar alguém assim? Terminam. Casamentos acabam, famílias se desmantelam... “c’est La vie”? Ninguém pode dormir a dois, ou ser um meio namorado, mas ultimamente, estão tentando provar o contrário.




Half-Boyfriend by Jay Brannan (ele só começa a cantar em 2:05, então pulem)







R.R. Neto

Um comentário:

P. Florindo disse...

Rubens, eu já lhe disse uma vez e não me custa repetir: sua inteligência e bom-gosto são admiráveis.

Humanos são egoístas por natureza e poucos são aqueles que conseguem driblar esse defeito... Defeito... hum... não é do nosso instinto animal, afinal, somos animais também.

Teve uma passagem ali que gostei bastante e que é bem real (pelo menos para mim): "temos aversão de tudo e todos até que nos conquistem, provem seu valor".

Sempre que conheço alguém novo não me sinto seguro, chego até a "antisimpatizar" com essas pessoas, mas algumas me mostram que eu estava sendo idiota e tinha uma visão completamente errada e distorcida dela.

Ótimo texto, Rubens. :)