terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Controversar



Ei leitor, quanto tempo faz que não falamo-nos. Viajei dentro de mim e esqueci-me de você por uns tempos, mas aqui estou de volta. Hoje vou tratar de uma situação controversa, mas quero que fique claro desde o começo que não estou aqui para criticar, quero somente expor minha opinião e ouvir a sua.

A situação é a seguinte, existem muitas lojas, muitas pessoas, muitos compradores, muitos golpes, enrolações, situações as quais nos expomos todos os dias. Gostaria imensamente de entender como você agiria em uma delas. Então, você está numa loja, num lugar onde existem muitas lojas e várias pessoas vem de todos os lugares para comprar, nesse lugar, há de se tomar cuidado, pois vários desses vendedores te enrolariam sem pensar duas vezes, seja no preço, seja na quantidade de produtos dentro da sacola, etc; Se surgisse a oportunidade de enganar um desses vendedores e levar um produto sem pagar ou por preço menos, ou alguma situação que você consiga imaginar, você faria? E sua justificativa seria de que fez porque eles fariam o mesmo com você?

Gostaria de entender porque, das pessoas que perguntei, as opiniões são tão diversas. Eu, na minha criação, formação, determinação do senso de justiça, nunca admitiria fazer qualquer coisa desse tipo, pois creio que é errado e não justifica que ‘eles não pensariam duas vezes antes de fazer comigo’. Levar um produto sem pagar, se é escondido, não há ameaça nem nada, é crime de furto. Analisando o texto posto dessa forma talvez muitas pessoas me diriam que não fariam, mas se eu perguntasse só explicando a situação, como fiz com algumas pessoas, as opiniões seriam diversas, tenho certeza. O mesmo ocorre em troco nas lojas e caixas, e tudo o mais, eu sempre confiro, e reclamo quando falta, mas eu pergunto pra você, leitor, você reclama quando recebe troco com valor superior? Eu, e essa é minha atitude, já devolvi vários trocos errados por aí, com valor superior, e às vezes bem superior (nota de 2 recebi uma de 100, por exemplo) e foi só porque eu conferi (quem me deu não notou o erro). Você devolveria leitor? Mesmo que fosse uma grande rede que não sentiria falta do dinheiro, 50 centavos que seja. Mesmo que você não dê a mínima pra atendente mal humorada que te tratou mal, sabendo que um valor mais alto pode ser debitado do salário dela?

Leitor, é controverso, é estranho, mas eu não consigo entender o porquê de algumas pessoas concordarem com isso e levantarem bem alto a bandeira da justificativa deturpada (fariam o mesmo comigo / não vai fazer falta / etc). Minha avó sempre me disse que ‘a ocasião faz o ladrão’ e eu tenho que dar todo o crédito do mundo por essas palavras; assim como minha mãe me diz que ‘dom que vem fácil vai fácil’ é a mesma situação, ganha aqui e perde ali, podem ter certeza, é a lei do caos e funciona realmente.

Leitor, não sou perfeito, ninguém é, já cometi erros também, assim como você e muitas outras pessoas, mas todo mundo aprende e quando já se é ‘mocinho’, podemos saber o que é certo e o que é errado. Leitor, o que você faria?



Acho que já botei essa música, mas fica aí a sugestão da Kamila.

9 comentários:

Ketryn Alves disse...

eu concordo contigo e também não praticaria furto baseada numa suposiçao...

é a velha história:
"o que você faz quando ninguém te ve fazendo?"

Unknown disse...

Como eu havia lhê falado já, concordo plenamente com você. E por mais que sejam 50 centavos não são meu, e sim da pessoa que adquiriu por direito (seja por trabalho ou pagando mesmo) daquele bem. Vi esse poste como um pequeno apelo para que as pessoas coloquem a mão na consciência.

"Não se faz aos outros o que não quer que seja feito pra você!"

Se eu sou "roubado" pelo vendedor, será que não é porque eu já fiz a outros ou em outras situações algo semelhante?
Teu blog ta demais, instiga as pessoas a pensar em suas próprias atitudes, e quem sabe, mudar elas.
Beeijos :*

P. Florindo disse...

Se a operadora errasse o meu troco me dando alguns centavos, ou um ou dois reais a mais, eu agradeceria como eu sempre faço e iria embora normalmente. A culpa foi dela que ficou viajando enquanto deveria prestar atenção no atendimento ao cliente.

Eu só avisaria do erro do troco se fosse um valor a partir de R$ 5,00 porque em uma sociedade onde muitos estão individados, cinco reais podem fazer a diferença (e dá para comprar um Kinder Ovo). No entanto, isto depende do humor do/a operador/a de caixa. Se for simpático/a e tiver um rostinho bonitinho, eu devolvo. ;)

Kamila disse...

Deram-nos espelhos e vimos um mundo doente. =~~

P. Florindo disse...

Reli seu texto. Vejamos se eu entendi dessa vez. Você aborda o tema de as pessoas levantarem a flag da honestidade ao mesmo tempo que elas são desonestas?

Caso contrário, terei a humildade de pedir a pedir que você me explique o tema pois, sinceramente, não consegui entender.

P. Florindo disse...

*CORREÇÃO: Caso contrário, terei a humildade de admitir que eu não consegui entender once again e pedirei a você uma explicação do que você queria dizer e o que esperava que eu fosse comentar.

=*

Aubergine disse...

Adorei a abordagem do tema: honetidade. No mundo atual muito acham que o tolo é o que acredita no justo. Já procurei dono de dinheiro encontrado na rua, já devolvi troco a mais, já reclamei de troco dado a menos. Já me chamaram de burra e tudo. Mas sei que sou justa. Desisti de fazer faculdade de direito justamente porque não queria compartilhar dessas idéias desonestas e dessa justiça hipócrita e nefasta.

Papelão disse...

Realmente, eu resolveria qualquer engano, positivo ou negativo, mas de fato que já falhei, geralmente não conferindo, e guardar as moedas, ou as cédulas. E me sinto plenamente culpado se cometer algo desse tipo. Creio que isso vai da educação de cada um, mas não é uma desculpa que estou dando, não importa, você é responsável por suas atitudes seja qual for a causa, e vai haver a consequência devida. Portanto faço o correto, você conhece a lei.
Abraço pra vocês do blog!
Jean Probst

Unknown disse...

Antes de qualquer coisa, muito bem escrito o texto e muito interessante o tema.
Bom, no exemplo citado da loja, isso é fato, vendedores têm uma boa margem para negociar preços, caso contrário não compensaria vender. Há várias formas de ludibriar o consumidor desatento, mascarar o preço a vista, mostrar o montante calculando juros sobre juros, etc.
Condeno esse tipo de prática, apesar de acreditar que grande parte disso é conseqüência da ignorância. A classe C hoje em dia é a que mais consome e tendo conhecimento do imediatismo, da sede de consumo sem planejamento do consumidor, as lojas oferecem "promoções tentadoras", tudo em "trocentas" vezes, o indivíduo acaba no final das contas pagando duas geladeiras, dois televisores...
Mas claro, a toda regra há exceções, existe muita gente honesta, que até indica um produto concorrente, pois o que te oferece não atende suas necessidades, ou não supre as expectativas.
Minha opinião, a justificativa "de que fez porque eles fariam o mesmo com você" não se aplica. Quem pensa assim já estava mal intencionado antes mesmo de praticar o ato ou surgir a oportunidade.
Outra coisa que foi citada sobre pegar um troco errado, "50 centavos não iriam fazer falta a grande rede de loja". É um pensamento análogo a maioria dos nossos políticos, "há que diferença faz desviar 500 mil de uma verba de 200 milhões".
O problema é cultural, já virou uma consciência coletiva! Entre os políticos, são 500 mil sendo desviado para qualquer coisa, quem não rouba não tem vez, quem não concorda não governa (vide mensalão). E quem são os políticos? Representantes do povo, ai está o reflexo da nossa sociedade.
Parabéns aos que não se vendem, precisaríamos de muitos de vocês ainda no Brasil para as coisas melhorarem.