sábado, 21 de novembro de 2009
S'apatos
Coloquei o objeto e pude perceber o quão horrível era olhar tudo de forma mais clara, talvez eu pudesse ter um pouco menos de discernimento para entender o que aquelas formas grotescas e atitudes horrendas poderiam dizer sobre mim. Ao mesmo tempo em que luto contra meus pensamentos de tirá-lo, eu quero ver mais, entender mais, compreender mais. Será por isso que até agora eu não entendia o que queriam dizer as pessoas quando falavam em “feio” ou em “lamentável”. São barbáries humanas, certa vez ouvi.
Fatos e atos são sós desacatos que nos iludem a cada dia, mas talvez eu estivesse com vontade de ilusão, fome de mentira. Que tal borrar minha visão, turvá-la? Enegrecer pensamentos, ou esbranquiçar, quiçá! Maldita hora em que o usei, antes era tudo tão belo, pessoas e atos, atitudes e fatos, desacatos.
Ando, corro, penso, ajo, tento, vento? Estranho pensamento, substantivo e verbos, nem um pouco esperto. Continuo, procuro, aonde irei, para onde levarei, este vil instrumento que me fez melhor enxergar o que não devia ser visto (não devia?)
O leitor convirá que a loucura me atingiu, também poderá dizer que nem tudo foi como é, ou como será? Já não sei, confundi, tentei, agitei, pensei, fatos e atos, desacatos. Leitor, não, leitor.
Talvez pudesse ter mais um pouco de compaixão do seu cego cronista (cego?) que agora vê o que antes não podia, que tenta embaçar o que agora está límpido, por quê?
Voltei. Tudo será mais uma vez como antes.
Joguei fora meus óculos.
Rubens R. Neto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Rubens, "nos deram espelhos e vimos um mundo doente". Legião Urbana, Índios.
Há pessoas que simplesmente não enxergam e preferem viver miopemente. Outras não querem enxergar, talvez por medo que a feiúra da nitidez possa fazer com sua psique. As que enxergam ficam deprê e curtam uma fossa ao som de Maysa.
"Quem me dera ao menos uma vez, fazer com que o mundo saiba que Seu nome está em tudo e mesmo assim, ninguém lhe diz ao menos obrigado."
;~~
Postar um comentário