segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A música de cada um.

(Há um player de música ali na barra da direita, dê play nele para escutar a música enquanto lê esse post, a música o complementa .)
Ao mesmo tempo em que respiramos, que pensamos, que andamos, agimos, rimos e fazemos todo tipo de coisa, estamos rodeados por milhares de ruídos, de sons que provêm de fontes infinitas, desde o som de você respirando até o som quase imperceptível da corrente elétrica na sua lâmpada ou em qualquer aparelho. É deveras correto afirmar que todo esse conjunto de sons são nada mais, nada menos que música. Música? O Leitor certamente me perguntará; Mas esses sons são barulhos, ruídos, às vezes chatos e irritantes, que geralmente nos aborrecem, mas eu volto a repetir, é música! Pense bem amigo leitor, você não percebe, mas cada ‘barulho’ que existe na natureza é só uma nota, mas se escutarmos todos ao mesmo tempo, selecionando qual irá ouvir; você poderá escutar música até naquela bronca aborrecida da sua mãe. Mas vamos falar então do que chamamos realmente de música. Não importa o seu estilo, não importa o seu ‘gosto musical’, não podemos negar que todos gostamos de música, sua mãe gosta (mesmo que você não considere aquela coisa cafona, música), você leitor, gosta, seu pai, sua tia, seu vizinho, seu irmão, a atendente da padaria, enfim, a música é do agrado de todos. Agora provavelmente você estará escutando a música no player aqui do blog (Vivaldi – As 4 estações), e verá que é deveras incomum, não é uma música que escutamos todos os dias, exceto em filmes, ou na casa daquela vizinha que é metida a cantora de ópera, o caso é que músicas assim foram (e são) consagradas até hoje. Mas vamos falar do porquê da música ser tão importante na nossa vida, do porquê de gostarmos tanto dela.
Como diria nosso bom amigo Dom Casmurro, ‘Desgraçado Leitor’ o que todos os seres humanos precisam, almejam, gostam? Dinheiro? Fama? Poderíamos ter várias respostas para essa pergunta, mas vamos ao que tudo isso traz? Prazer, o ser humano quer ter prazer, e a música é uma forma de prazer incrível, seja quando você a escuta, seja quando você dança junto com ela, é o prazer que nos faz sermos sempre tão fascinados por música. A música é um prazer inigualável, ela está dentro de todos nós, a sinfonia do corpo humano está em ação a cada minuto que passa, a música somos todos nós. Então, amigo leitor, é natural que usemos dela em determinados momentos, a música é remédio, a música é um calmante que em determinados momentos que a procuramos, nos entorpecemos com sua melodia, harmonia, vibração, tom, e tudo mais que a compõe. Quem de vocês leitores nunca escutou música num momento de tristeza? Ou de extrema alegria? Quem nunca falou num momento de comemoração ‘vamos botar uma música?’ Quem nunca disse ‘vamos por uma música pra animar?’ É meu amigo leitor, você está vendo agora que cada momento de sua vida já teve uma música específica, música esta que você nunca esqueceu, que está guardada até hoje aí, no fundo da sua memória. Seja de um primeiro amor, de uma decepção, uma música que te faz alegre, uma que te faz triste, seja o som da voz de alguém, tudo é música.
Se começardes a ouvir a música no início do post, deverás estar no outono ou no inverno, e o tom melancólico de despedida vai tomando conta, assim como o fim do post, peço-te, amável leitor, que bem percebas os sons, e alegre-se, a vida é uma sinfonia na qual cada um faz sua parte, e sendo bem regida, a fará tão bela quanto a música que estás a escutar. Despeço-me por hoje e agradeço toda atenção dispensada de agora e depois. A música corre em todos nós, ela está em todos nós, saibamos ouvir, saibamos apreciar a música de cada um.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como sempre o texto ta muito bom. Concordo muito com o que tu diz, musicas marcam momentos e sentimentos, ela é uma das maravilhas do mundo...
espero mais textos õ/