quarta-feira, 11 de março de 2009

Kokoro

Era uma vez um emoticon pensativo. A moça que o usava tinha grande apreço por seu aspecto, sua mensagem visual e especialmente por sua cor amarela. Certa vez, numa das vezes em que o emoticon pensativo foi usado aconteceu de vir uma resposta inesperada! Um emoticon pensativo menina! Foi sublime o encontro dos emoticons, eles se completavam, ele com sua cabecinha amarela brilhante e ela com seu cabelo com amarradores. Vivem felizes até o presente momento.

Engraçado, muitas vezes pensamos em como será nosso futuro e sempre acabamos imaginando um futuro acompanhado, ou por acaso alguém imagina um futuro solitário? É divertido, apaixonado leitor, ver o quanto podemos nos enganar pensando que o coração tem controle, quando você menos espera, foi. Li num blog(1) que o amor é um pacote de jujubas, no qual podemos pôr a mão e pegar uma ao acaso, ou ficar sempre escolhendo e acabar com o mesmo gosto na boca, este nem sempre é muito saboroso.
Quais são as necessidades básicas do ser humano? Comer, respirar, fazer suas necessidades? Poderiam surgir inúmeras respostas pra esta questão, mas, eu gosto de responder que as relações sociais são a necessidade básica essencial. O ser humano é certamente complicado demais para tentar descomplicar a si próprio. O coração bate no ritmo certo para que o sangue circule e oxigene o corpo, mas também é ele o ‘indivíduo’ responsabilizado por vários dos aborrecimentos que afligem as pessoas. O que há de tão especial nesse tal de ‘coração’?

O coração é a poesia, não se define, não se explica, não tem limites, mas, tem ritmo, tem compasso, tem medidas. É mutável e imutável, é bom e é mau, é feliz e é infeliz. Alegria e tristeza povoam esse órgão que ora causa dor, ora é analgético. Irado leitor, quiçá saberás me dizer o quão doloroso pode ser negar ao coração sua voga, sua essência. Esse tipo de negação pode acontecer, ser comum, mas não deve em nenhuma caso ser levado adiante. Que tal livrar-se de amarras e abrir o coração? Em bom japonês se diria:


Kokoro wo sotto hiraite gyutto hiki yosetara
Todokuyo kitto tsutau yo motto sa aa (2)

.....................bem......................mau..............
.....................sentir.....................agir.......
.............coração...........................bondade.......
...............verdade...............................carinho....
............respeito........................sinceridade........
.........................vontade.........................
.....falar....................ouvir..........................
..entender...................compreender...................
..pensar....................pensar.........................
..silêncio................silêncio........................


......
(kokoro= coração)
(2) http://letras.terra.com.br/naruto/119259/ (Abra um pouquinho seu coração e traga seu parceiro(a) perto de ti, seus sentimentos farão seu parceiro(a) se sentir melhor). (sic)

Um comentário:

Anônimo disse...

Descobri que pensar demais na vida impedi que prossigamos em alguns pontos da nossa vida, e nos fortalece a seguir outros.
Enxergar essas reações é importantíssimo amigo.